1/2 voto pra ditadura


Autor : Angela G.

Costumo dialogar comigo mesma na maior parte do tempo e agora a pouco me explicava, ou melhor, tentava me explicar, o porquê de nossos jovens terem encontrado essa forma colorida de se "mostrar" (ou seria rebelar?), e o surgimento relâmpago dessas bandas "teen".
Cada vez mais jovens começam a usar calças coloridas e escutar a banda cine porque é um modismo, claro. Cheguei à conclusão de que o motivo pra tal são os jovens mal informados, e não porque não exista a informação, mas porque não a procuram.
É como o surgimento dos emos: simples e puramente ouviram falar do movimento musical "emocore" e que os integrantes tinham franja que tampam o olho; alguém achou legal e copiou, mas não sabia o que significava e o resto do mundo dele o copiou, mas não sabiam o que significava. Resultado: "Jovem, o que você representa na sociedade ?". Jovem: "Eu sou emo."
Não existe esse diálogo formal, são o que as roupas manifestam - mas, pelo menos, as roupas pretas dos emos diziam que existia algum tipo de sentimento triste, agora, roupas coloridas significam..? - É triste. Evoco a tristeza para caracterizar o fato. Acabo de dizer que o nosso futuro será desses jovens que não sabem o que são, o que representam e, na verdade, não se importam, como poderiam? Nem o sabem.
E questiono, como poderiam saber se suas músicas não os instruem ? Pais, o que fazem vocês que não mostram pros seus filhos música, ao menos ? E, agora, suplico: Pais, socorro!
Reclamamos ao governo melhoria na educação, mas e em casa? Se fosse mostrado aos jovens senso crítico, eles o teriam; Se lhes fosse exigido que soubessem mais política, eles saberiam; Se lhes fosse cobrado, eles fariam.
Garanto que um jovem com o mínimo de instrução não ouviria um refrão das músicas da banda que citei. Jovens procuram aquilo que lhes é interessante, façam com que alguma coisa seja e eles procurarão. Mas exija! Se só com a repressão for possível que mude, tornar-me-ei favorável.

* A Yanca comentou sobre esse texto na primeira crítica dela, e eu achei interessante (e que faria mais sentido) postar ele aqui ;)



4 comentários:

  1. Bela reflexão. O modismo acaba com a idéia das pessoas, com a personalidade de cada um e eu acho que é um grande trunfo do capitalismo, pois assim, o sistema manipula as idéias das pessoas...seja você mesmo, nao deixe ser manipulado.

    ResponderExcluir
  2. eu concordo com você, afinal certas pessoas ultimamente se deixam levar apenas por uma onda e não sabem nem da onde aquilo surgiu, segue apenas por ser legal ou estar na moda .Acho medíocre uma pessoa seguir outras apenas para se encaixar num grupo social.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você. Uma reflexão muito boa sobre esse tema, digna de me deixar boquiaberta. Nossas roupas foram manchadas por roupas coloridas, e isso não é nada agradável.

    ResponderExcluir







Design e template feitos por Yanca Peixoto. Código HTML usado como base feito por Julie Duarte. A cópia é proibida, seja total ou parcial, e retirar os créditos é plágio. Não retire os créditos.
Atenciosamente, blog O Guarda-Chuva