Mania de capitalismo


Autor: Angela G.


Nunca gostei mesmo disto, desde pequena. Todas as menininhas queriam ser médicas, ou dentistas e os menininhos médicos também, ou bombeiros ou policiais. Eu só sabia que não queria ser nenhuma dessas coisas.
Parece-me tão tolo ter ambições desse tamanho e pior, iguais as que os pais querem. Não que minha mãe não fosse do grupo de pais que estimulam os filhos a entrar na alienação das escolhas de profissão, acho que ela só entendia minha criancisse, ou esperava que eu escolhesse "sozinha" uma dessas coisas. Bem... se não fosse também, ela entrou no grupo muito rápido ultimamente. E que grupo imenso.
Ele é tão imponente que abrange não só os pais, mas quase a população mundial inteira. Os que optam por frequentar os cursos menos concorridos ou são burros ou não levaram seu colegial à sério. De verdade, isso acontece. Não vêem que os cursos são menos concorridos porque a saturação é grande nas modinhas, claro que não, são cursos mais fáceis, pra quem não quer estudar. Etc.
Coisa de gente de cabeça capitalista, e só. Não que eu defenda um socialismo ou coisa parecida, só não defendo a mania do capitalismo de querer ganhar, ganhar, ganhar e ganhar mais dinheiro. Sempre assim. Ora, se eu escolher ser professora primária não vou deixar de ganhar dinheiro. Claro que também não ganharei 50 mil por mês, mas por que diabos eu quereria tanto?
Minha atual cabeça de 15 anos de idade e todas as minhas cabeças anteriores (de 14, 13, 12,...5) preferem fazer o que gostam e crescer muito intelectualmente, do que crescer muito fincanceiramente. Pode ser que o último crescimento venha por consequência do primeiro, não o recuso, mas de outra forma, e se vier para que minhas próximas cabeças encurtem de tamanho visando apenas a rotina do capitalismo, não, que não venha. Nunca.

0 comentários:

Postar um comentário







Design e template feitos por Yanca Peixoto. Código HTML usado como base feito por Julie Duarte. A cópia é proibida, seja total ou parcial, e retirar os créditos é plágio. Não retire os créditos.
Atenciosamente, blog O Guarda-Chuva